domingo, 29 de janeiro de 2017

A importânciade de se observar a saúde mental infantil

Problemas infantis podem ser desencadeados
na infância
A saúde mental já é vista na atualidade como um sinal de qualidade de vida, tendo um olhar mais cuidadoso por todos os profissionais que atuam na área de saúde. Do ponto de vista da saúde mental infantil, o entendimento das etapas de desenvolvimento é extremamente importante, porque é na infância que o indivíduo está formando a sua personalidade, constituindo recursos importantes em uma perspectiva de evolução.

Muitas das perturbações encontradas na fase adulta possuem suas raízes em fatores de risco da infância, por isso os problemas infantis psiquiátricos já possuem um número significativo, trazendo um mau prognóstico dos problemas referentes à saúde mental do indivíduo, ou seja, quanto antes for detectado um problema, as chances de sucesso no tratamento são extremamente altas. 
Quando uma criança se sente rejeitada na escola ou em determinado grupo social, o risco de desenvolverem um comportamento antissocial se eleva o que pode agravar em problemas de conduta. Por isso, compete aos pais atenderem suas intuições perante o filho, porque eles são os principais observadores da saúde e do bem estar da criança. Quando se é observado algum problema relacionado ao desenvolvimento, seja ele, motor cognitivo, comportamental ou emocional, os mesmos devem pedir ajuda especializada. 

A saúde mental na infância deve ser analisada sobre uma perspectiva além da educativa, de modo a prevenir problemas futuros. Para ajudar neste processo os pais e os professores podem dar início na busca por uma qualidade de vida melhor à criança, podendo favorecer para que o mesmo se torne um adulto saudável.


Autor Portal Educação
https://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/51765/a-importancia-de-se-observar-a-saude-mental-infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua visita e volte sempre!